Para você

inspirar-se e valorizar a sua vida

37 anos. CA de Mama em 2008. A CURA está dentro de mim.

domingo, 1 de agosto de 2010

A Geriatria...


O congresso foi muito bom.
Primeiro porque é sempre a oportunidade perfeita de rever colegas da residência, da pós-graduação e saber sobre as suas experiências em diversos serviços espalhados no Brasil. Minha turma era a de Brasília, lugar da minha formação, mas estava também com o pessoal de Goiânia, minha casa. As palestras com os mesmos temas gigantes da especialidade, mas a estrela do congresso, pra mim, foi a aula de LONGEVIDADE ministrada pelo Dr. Yukio Moriguchi do Rio Grande do Sul. Ele é a representação do envelhecer com saúde e qualidade de vida. Baixinho, carequinha, este geriatra descendente de japoneses é um dos pilares da especialidade no país e deu pra certificar-me dos seus ensinamentos apenas ao vê-lo dar aula. São eles:
- Caminhar;
- Alimentar-se bem;
- Repouso;
- Sentido à vida.
Mais nada. E tudo isso, ao mesmo tempo.
Se conseguirmos passar esta lição de casa, podemos ter certeza de que nenhum remédio fará algo melhor pelos pacientes. Depois, estava em Minas, terra aconchegante, acolhedora, gente animada, cheia de barzinhos. Tive a oportunidade de conhecer o "Bar do Véio" (realmente, não tinha um outro melhor pra irmos!) no bairro de Caiçara e foi excelente! O laboratório Torrent nos proporcionou uma noite legal com uma mesa cheia de geriatras de Goiás e do Distrito Federal. Estava muito feliz em poder estar ali, vivendo aquela ocasião, tendo a oportunidade de sentir-me lado a lado com colegas da minha profissão, especialmente, depois de tanto tempo. E de ter virado paciente, subitamente. Alguns sabiam. Outros desconheciam que eu tivesse passado por um câncer de mama. Mas, todos ficaram muito felizes com a minha "volta". E vamos vivendo, preferencialmente, com qualidade de vida. Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário