Para você

inspirar-se e valorizar a sua vida

37 anos. CA de Mama em 2008. A CURA está dentro de mim.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A renovação de cada dia...

Hoje, Madonna faz 52 anos e acredito que essa mulher tem uma capacidade enorme de renovar-se. Por isso, associei este artigo com ela, artista que admiro desde sempre.
















Adormecer escutando o barulho do mar, perto a ponto de se ouvir o chiadinho efervescente do fim da onda, embala um sono reparador. Acordar de frente pro verdazulado do mesmo mar que te ninou e receber o sol na pele desperta e produz vitaminas, sais minerais e muita energia. Se tiver uns coqueiros por perto tremelicando num vento gostoso, dá pra escutar, de quebra, uma sinfonia dos ventos pra acabar de refrescar as ideias. Eu poderia continuar no mergulho, daquele que vai gelando a gente bem na medida, sem contração de músculo nenhum, muito pelo contrário, mais relaxando à medida que o frescor vai penetrando. Isso tudo restaura. Claro.

Num lugar como esse é fácil relaxar e sentir-se renovado. Como no paraíso: a gente não é, a gente está e basta. A vida na natureza se encarrega de cuidar do nosso ritmo e dos nossos movimentos. Pra isso servem as férias. Mas não bastam. Então miramos os feriados e finais de semana pra poder viver sem agenda, nem despertador, computador, salto alto ou gravata, sem sinal vermelho. Fundamental cavar essa mina de água fresca na semana. Dormir até o olho abrir, comer quando tem fome, voltar pra cama se tiver vontade e só obedecer ao seu querer. Poder imprimir essa cadência na vida ajuda a reciclar a energia de uma semana trabalhada para a próxima.

Ainda assim é pouco. A semana é tão cheia de afazeres, “a resolveres” e “a decidires” que às vezes exaure logo na terça. É, tem vezes que a vida é besta. Tem fases que é mais dureza e tem aquela coisa de vida moderna com jornada dupla, ou tripla e nem é bom contar. Por isso, é importante encontrar pequenos momentos reconfortantes, nutritivos e renovadores no nosso dia. Todo dia. Claro que encontrá-los ou não depende da lente que se coloca diante dos olhos. Claro, também, que cada um escolhe com que se regalar.

O dia pode começar com um pulo assustado depois de estapear o despertador ou com uma espreguiçada de gato, um bocejo esticado e a perspectiva de um banho bom. O banho pode ser outra fonte de prazer diário: o jato forte de água farta, cheiro da espuma e música de amanhecer.

Nem vou entrar no assunto de gostar-do-que-se-faz, porque mesmo gostando muito, a gente cansa. Mas ajuda a gostar de começar o dia, sim. Fazer o que precisa, mesmo sem gostar, também é bom, também revela força e gera mais poder. Fazer bem feito também é revigorante. Por isso sou adepta do capricho em tudo, porque a energia investida retorna em satisfação. O simples ato de reconhecer um serviço bem feito já traz uma alegria brejeira na alma da gente que quase leva o cansaço do corpo.

Um encontro com amigos com quem se fala das importâncias mais fundas e com quem sopramos bobagens criativas tal qual bolhinhas de sabão. Gargalhar com eles rejuvenesce e inspira. Se não, um livro é sempre uma garantida porta de saída – ou de entrada, depende. Um poema antes de dormir já ajuda muito. Rever fotos de viagens traz de volta prazeres esquecidos e desperta novos desejos.

Respirar fundo e seguidamente sete vezes num mesmo ritmo. Respingar lavanda no quarto na hora de dormir. Brincar com o seu bicho, regar o jardim, chegar em casa. Encontrar quem você ama. Encontrar quem você ama sorrindo. Jantar em família. Aula de dança, de canto ou marcenaria, corrida ou yoga.

A vida é cheia de pequenos paraísos, oásis e colinhos. Repare e pare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário