Para você

inspirar-se e valorizar a sua vida

37 anos. CA de Mama em 2008. A CURA está dentro de mim.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Lembrando da Rosane...


Ontem, na academia, colocando o maiô e guardando as minhas coisas no armário, reparei numa moça com um lenço na cabeça.
Perguntei-lhe por que estava careca e ela me disse que estava fazendo quimioterapia.
Pois, agora, após secar os meus cabelos com o secador estava pensando em você...
Como te disse, vai passar e sua vida voltará ao normal.
E melhor, mais forte, mais vivo.
Disse que eu também estive daquele jeito há dois anos e fiz caras e bocas mostrando como me acho bonita hoje, depois de tudo.
Desejo que ela se recupere com toda a força divina.
E que acompanhe o meu blog.

Tem mais...


Ainda faltava esta...

Mulherada quer casar...


A brasileira quer casar.
Ainda.
E talvez ainda mais.
Quase 80% das mulheres de classe AA, AB e C declararam que desejam viver com um companheiro no futuro, de acordo com a última edição da pesquisa “Movimentos Femininos” divulgada pelo Ibope – na edição anterior, eram 55%. E, segundo os dados de registro civil dos “Índices de Indicadores Sociais de 2009” do IBGE, a mulher tem conseguido o que quer: o número de casamentos no país vem crescendo sistematicamente. O índice de nupcialidade legal, expressão que o instituto usa para designar a taxa que mede a proporção entre casamentos oficiais e habitantes, cresce desde 2003 e está em seu maior número desde 1999 – são quase sete casamentos a cada mil habitantes em um ano.
Isso não quer dizer necessariamente que o país esteja romântico. Para os responsáveis pelo estudo do IBGE, é mais uma questão de melhoria do acesso à Justiça. Ou seja, não dá para saber se estão sendo formados mais pares; mas certamente há um número maior de “papéis passados”. O documento oficial do instituto atribui o crescimento “à melhoria no acesso aos serviços de justiça, particularmente ao registro civil de casamento, à procura dos casais por formalizarem suas uniões consensuais, incentivados pelo Código Civil renovado, em 2002, e pelas ofertas de casamentos coletivos promovidos desde então”.

Carina Martins, iG São Paulo | 08/03/2010

Meu comentário:

Adivinha se eu não faço parte dos 80%?
KKKKKKK

Candy bag...


Marc Jacobs: Bolsa Saco de Lixo...



Era só o que faltava...

Pitágoras...

"Escuta e serás sábio.
O começo da sabedoria é o silêncio."

Quarta-feira da Semana Santa...



(...) No primeiro dia de Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: "Onde queres que preparemos a ceia pascal?". Respondeu Jesus: "Ide à cidade, à casa de um tal, e dizei-lhe: O Mestre manda dizer-te: Meu tempo está próximo. É em tua casa que celebrarei a Páscoa com meus discípulos." Os discípulos fizeram o que Jesus tinha ordenado e prepararam a Páscoa. Ao declinar da tarde, pôs-se Jesus à mesa com os doze discípulos. Durante a ceia", disse: "Em verdade, vos diago: um de vós há de me trair." Com profunda aflição, cada um começou a se perguntar: "Sou eu, Senhor?" Respondeu ele: "Aquele que pôs comigo a mão no prato, esse me trairá. O Filho do Homem vai, como dele está escrito. Mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Seria melhor para esse homem que jamais estivesse nascido!" Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou: "Mestre, serei eu?" - "Sim", disse Jesus.

Mateus 26, 14-25

Na tradição cristà, a traição é símbolo do pecado. E o pecado sempre afeta o irmão e a Deus. Em certo nível, o pecado é uma traição a Cristo. Por isso, o pecado do mundo que levou Jesus à morte é condensado na traição de Judas.
Mateus insiste de modo particular na traição de Judas e seu fim. O que chama a atenção não é um inimigo que provoca o destino fatal de Jesus. É um discípulo que foi escolhido e o acompanhou o tempo todo.
No texto domina o verbo "entregar", que é usado em dois sentidos, um indicando a traição de Judas e o outro o dom do Pai conduzindo o Filho à morte.
Não podemos nos esquecer de que o sacrifício de Deus, sobre o qual refletiremos durante os próximos dias, o tríduo pascal (quinta, sexta, sábado), foi causado por nossa solidariedade ao pecado.

Diário Bíblico 2010

Sobre o amor...


"O par ideal só existe dentro de nós.
Tentar achá-lo é frustração certa."
(Leniza Castello Branco, psicóloga e analista junguiana)


Viver sem esposa...


O marido e a mulher não se falavam há uns três dias.
Entretanto, o homem se lembrou que no dia seguinte teria uma reunião muito cedo no escritório.Como precisava levantar cedo, resolveu pedir à mulher para acordá-lo. Mas para não dar o braço a torcer, escreveu num papel:
'Me acorde às 6 horas da manhã'.
No outro dia, ele levantou e quando olhou no relógio eram 9h30. O homem teve um ataque e pensou:
- Que droooogaaaaa! Mas que absurdo! Que falta de consideração, ela não me acordou...
Nisto, olhou para a mesa de cabeceira e reparou um papel no qual estava escrito:
- ....São seis horas, levanta!!!

Moral da História:
Não fique sem conversar com as mulheres, elas ganham sempre, estão certas sempre e são simplesmente geniais na vingança!!!!!!
O casamento é a relação entre duas pessoas, onde uma pessoa está sempre certa e a outra, é o marido!
Meu nome é MULHER!
Eu era a Eva
Criada para a felicidade de Adão
Mais tarde fui Maria
Dando à luz aquele
Que traria a salvação
Mas isso não bastaria
Para eu encontrar perdão.
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade
Para a sociedade
Não tinha a menor vaidade
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois decidi:
Não dá mais!
Quero minha dignidade
Tenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha
Sou pai, mãe,
Sou caminhoneira, taxista,
Piloto de avião, policial feminina,
Operária em construção...
Ao mundo peço licença
Para atuar onde quiser
Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
E meu nome é MULHER..!!!!


(O Autor é Desconhecido, mas um verdadeiro sábio...)

Ótimo dia!



terça-feira, 30 de março de 2010

Pensamento...

"O sofrimento só é insuportável quando é negado."
Padre Nivaldo na missa de 28/março na Dom Bosco em Bsb

Meu comentário:
Concordo plenamente.
Ainda escrevo que eu compreendi algo sobre o sofrimento depois que me achei doente.
Se pudesse dar um conselho a uma pessoa que está desesperada, muito triste, seria este: NÃO SE REVOLTE. ACEITA TUDO O QUE LHE ACONTECER. Porque quanto mais a gente pergunta a razão para tanta dor em algumas ocasiões da nossa vida, mais a resposta fica longe, distante do nosso entendimento. Não foi à toa que ouvi: "Minha filha, ACEITA. CONFIA. ENTREGA. AGRADEÇA." Todos os dias, penso que se conseguir continuar tendo esta atitude, nada me fará mal.

Perigoso estresse...



Ele prejudica a qualidade de vida e ainda enfraquece o sistema imunológico.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse, em suas mais variadas formas, atinge perto de 90% da população do planeta.
Levando em conta o caos no trânsito e a pressão no trabalho vivida nos grandes centros urbanos, esse dado não chega a causar tanto impacto à primeira vista. Mas o estresse está associado ao desenvolvimento de uma série de doenças.
Em excesso, substâncias produzidas durante o estresse prejudicam a imunidade.
Apesar de ser constantemente citado como um mal da modernidade, o estresse é conhecido desde as eras mais primitivas. Para o homem das cavernas, ele servia como um escudo: diante de uma situação de perigo iminente, estimulava o organismo a produzir as substâncias necessárias para lutar ou fugir. Hoje, por outro lado, não é preciso muito para levar o corpo a esse estado de alerta: há quem sofra com ele ao enfrentar a fila do banco, ao discutir com o parceiro ou ao enfrentar uma entrevista de emprego.
Segundo a endocrinologista Dolores Pardini, do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), como ninguém precisa sair correndo ou partir para a briga em situações como essas, a enxurrada de reações desencadeada no corpo passa de protetora a vilã.
“Quanto mais tempo se vive sob estresse, maior a quantidade de adrenalina e cortisol liberada no organismo”, explica a médica, referindo-se aos principais hormônios produzidos nos momentos de tensão.
A adrenalina, cuja função é bloquear o sangue em vários órgãos e enviá-lo aos músculos para corrermos das ameaças, pode levar à hipertensão quando fabricada em excesso. Já o exagero de cortisol, hormônio que libera açúcar na corrente sanguínea para servir de energia durante a fuga, pode até evoluir para diabetes em pessoas predispostas à doença.
Segundo Ana Maria Rossi, psicóloga e presidente do Isma Brasil, associação integrante da International Stress Management Association, o principal contratempo relacionado ao estresse é que ele prejudica o sistema imunológico, responsável por defender o corpo da proliferação de células cancerosas, vírus ou bactérias. “Quando isso acontece, ficamos vulneráveis a qualquer tipo de problema: desde uma simples alergia até um câncer”, informa Ana. Por isso, o primeiro passo para evitar complicações é deixar de ver o estresse como uma simples frescura. “Muitas vezes as pessoas vão ao médico e escutam ‘é só estresse’. Mas tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde precisam perceber que esse quadro pode levar a graves consequências”, ressalta a especialista.
O estresse pode colaborar para o surgimento de diversos problemas de saúde. Veja alguns e saiba como eles afetam o corpo feminino:

Obesidade: quem é muito ansiosa e estressada acaba comendo sem perceber – isso sem contar que o metabolismo acelerado aumenta o apetite. Assim, o ponteiro da balança não demora a acusar os quilos extras.

Problemas na pele: em situações estressantes, o corpo da mulher pode produzir uma quantidade maior de testosterona, o hormônio masculino. O resultado disso é o surgimento de acne, espinhas e muita oleosidade. E não para por aí: de acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ) com 50 mil pacientes, um terço dos que apresentavam problemas de pele, como psoríase, vitiligo e herpes labial, sofria influências emocionais, como estresse, depressão ou ansiedade.

Rugas: para piorar a situação, elas aparecem mais cedo. Isso porque, além de o estresse estimular a fabricação de radicais livres (moléculas que favorecem o envelhecimento da pele), a pessoa que vive estressada está sempre com os músculos da face franzidos.

Irregularidade menstrual: o ciclo pode sofrer uma reviravolta por causa do estresse. Em alguns casos a mulher chega até a parar de menstruar.

Menopausa precoce: pesquisadores da Universidade de Versailles, na França, analisaram 1.500 mulheres com 50 anos ou mais e descobriram que as mais estressadas no trabalho tinham maior tendência a iniciar a menopausa bem antes da idade média de 52 anos.

Infertilidade: casais com nível de ansiedade elevado podem ter o sistema reprodutor comprometido e, por isso, apresentar dificuldade para engravidar. Não é à toa que muitas mulheres se descobrem grávidas depois que se esquecem do assunto.

Problemas gastrointestinais: a tensão constante pode causar prisão de ventre, diarréia, gastrite e úlcera.

Câncer: de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e publicado na revista Nature, o estresse seria capaz de emitir sinais para que as células desenvolvam tumores.

Doenças da boca: pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba e da Universidade Estadual de Campinas publicaram um estudo no qual observaram que pessoas estressadas estão mais propensas a desenvolver doenças periodontais – que atingem o conjunto de tecidos ao redor dos dentes.

Doenças cardíacas: um estudo realizado com servidores públicos em Londres e publicado na revista científica European Heart Journal, avaliou que aqueles com idade abaixo de 50 anos e portadores de estresse crônico tinham 68% mais chance de sofrer com doenças cardíacas quando comparados aos funcionários que atuavam em ambiente livre de estresse.

Cabe lembrar que o estresse não só afeta a saúde como também a qualidade de vida. “Normalmente quem está estressado tem dificuldade de se relacionar e se divertir, pois fica muito voltado para o fator estressor”, afirma Lúcia Novaes, professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Associação Brasileira de Stress (ABS).
É importante ressaltar também que pessoas extremamente estressadas têm como sintomas a hipersensibilidade emotiva e a irritabilidade. Essa combinação pode ser explosiva e contribuir para reações violentas em diversos contextos, como após uma ‘fechada’ no trânsito, uma bronca do chefe ou uma reclamação do marido.
Para evitar que o estresse tenha um efeito devastador sobre a vida e a saúde, é necessário ficar de olho nos sintomas e puxar o freio de mão caso eles apareçam com freqüência no cotidiano.
“O estresse excessivo se mostra através de muito cansaço (inclusive ao acordar), problemas de memória, pesadelos constantes, hipersensibilidade, irritabilidade exagerada, perda do interesse sexual, doenças físicas ou emocionais, como depressão e transtornos de ansiedade”, alerta Lúcia Novaes.
Praticar exercícios físicos, adotar uma alimentação balanceada, utilizar de técnicas de relaxamento e respiração profunda e ter uma visão realista dos acontecimentos estão entre as estratégias mais empregadas na prevenção e no controle do estresse. Para Lúcia, é fundamental estabelecer prioridades na vida e também aprender a ver o lado positivo das coisas.
Se mesmo assim for difícil regular os níveis de tensão, é melhor procurar ajuda profissional. Muitas vezes, é necessário contar com o auxílio de um psicólogo especializado em estresse e de um médico – caso já apresente alguma doença, como hipertensão ou úlcera.
“O tratamento envolve quatro áreas: atividade física, técnicas de relaxamento e respiração profunda, orientação em relação à alimentação e abordagens psicológicas para aprender a lidar com o estresse. Trata-se de uma mudança no estilo de vida”, finaliza a presidente da ABS.


Thaís Manarini, especial para o iG São Paulo | 28/03/2010

TheOutnet.com


Este site irá disponibilizar vendas no valor de 1 dólar, euro ou libra!
Detalhe: só Marc Jacobs, Christian Louboutin, Stella McCartney, etc...
Em Abril!
Shipping worldwide!
E vamo que vamo!
(Será que é agora que a gente coloca um nos pés? Sinceramente, não dá pra pagar o preço normal... Nem se eu fosse rica e pudesse!)

Por que será que gostei?


Constelação...

Francesinha da Chanel...


Nota:
Gold Lamé (dourado)
Illusion D'or (dourado sutil com cintilante)
Black Velvet

Segunda-feira da Semana Santa...

Estava voltando de Brasília e não consegui postar essa passagem...
Mas, mesmo hoje sendo terça, ela será registrada.


Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus a Betânia, onde vivia Lázaro, que ele ressucitara. Deram ali uma ceia em sua honra. (...) Tomando Maria uma libra de bálsamo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa encheu-se do perfume do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair, disse: "Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deus aos pobres?". (...) Jesus disse: "Deixai-a; ela guardou esse perfume para o dia da minha sepultura (...)".
Evangelho de João 12, 1-11

O gesto de Maria simboliza o amor que oferece o que há de melhor e mostra que amor com amor se paga. É um reconhecimento pelo dom da vida que Jesus comunicara ao ressucitar Lázaro: É O AMOR QUE RESPONDE AO AMOR. Na verdade, O AMOR RESSUCITA TODAS AS COISAS. Maria expressa essa atitude de agradecimento, do "muito obrigado".
No texto aparece uma frase de Jesus que diz: pobres sempre tereis entre vocês, mas a mim nem sempre tereis. O que Jesus quer dizer com isso?
Algumas pessoas tiraram conclusões sociológicas e religiosas dessas palavras, entendendo ser algo natural, por exemplo, a existência de pessoas pobres, que essa seria a vontade de Deus, etc.
Porém, Jesus refere-se a outra coisa.
Ele quer contar aos seus discípulos que o Cristianismo não é exclusivamente amor aos necessitados. É também um amor pessoal, dirigido a Deus, um amor que justifica muitos sacrifícios.

Diário Bíblico 2010

Semana Santa: Santa Ceia...


Jesus confirma seu propósito de amar até o fim. Ele viveu sua Paixão e o abandono por parte de seus apóstolos com grande esperança. Foi fiel diante da traição que o leva a sofrer a solidão dos homens. O texto do evangelho de hoje lembra dois de seus mais dolorosos sofrimentos - a traição do apóstolo Judas e a negação de Pedro.
Na ceia, Jesus revela com palavras, gestos e atitudes a PLENITUDE DO AMOR. A fraqueza dos homens encoraja Jesus a prosseguir na lógica de Deus.
Seria muito bom que você pensasse em atitudes como as de Jesus: elas significam as possibilidades que nós também temos de amar ou de trair. A ceia significa o desejo de Deus de reunir cada um de nós, seus filhos.
E, em meio a tudo isso, Jesus anuncia sua futura glorificação, que traz dentro de si o triunfo de sua causa. Para os que seguem Cristo, a cruz é uma cruz de esperança.

Diário Bíblico 2010

Uma reflexão...



"Quem não luta pelo que quer não merece o que deseja."

Autor desconhecido

Mulher satisfeita...

Nada como o tempo!


Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela!

Percebe também que aquele que você ama ( ou acha que ama) e que não quer nada com você,definitivamente não é o "alguém" da sua vida!

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e principalmente, a gostar de quem gosta de você!

O segredo é não correr atrás das borboletas...

É cuidar do jardim para que elas venham até você!

No final das contas, você vai achar não quem você esta procurando, mas quem estava procurando por você!

Mulher apaixonada...

Absurdo e desesperador...



Cem mil pessoas com diagnóstico de câncer estão na fila de espera para receber radioterapia no País, informa a Sociedade Brasileira de Radioterapia.

Quanto maior a demora para receber o tratamento, menor a eficácia da técnica no combate a doença que, no ranking de causas de morte do Brasil, está atrás apenas dos problemas cardiovasculares.

Radioterapia: déficit de 166 aparelhos no País.
O câncer de mama, inimigo íntimo da população feminina, reúne as principais desvantagens do déficit deste serviço oncológico. A utilização da radioterapia neste tipo de tumor, além de muito recomendada, segundo os especialistas, pode evitar procedimentos invasivos como a retirada total da mama doente, em especial quando o diagnóstico foi precoce.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) reconhece a deficiência da radioterapia no País e calcula que hoje faltam 166 equipamentos para dar conta de todos os pacientes que precisam do tratamento. Existem 209 e o ideal seriam 365 aparelhos. Junto ao Ministério da Saúde, o Inca pleiteia uma melhor oferta desta técnica fundamental para combater a doença.

Só para este ano, são projetados 489 mil novos casos de câncer e seis em cada dez destes pacientes vão acabar na fila da radioterapia. As quase 290 mil pessoas precisam disputar os 177 serviços existentes, sendo que entram nesta conta unidades públicas e privadas. Segundo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cada serviço de radio só pode abrigar 600 novos pacientes, daí o rombo na cobertura nacional.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia, Carlos Manuel Mendonça de Araujo, o déficit no tratamento radioterápico se arrasta desde 2001 e o problema é crescente ano a ano.

Em 2008, segundo informou o Ministério da Saúde na época, eram 54 mil pessoas esperando para receber o tratamento, o que sugere um aumento de 100%. Este ano, entretanto, o Ministério informou não ter os dados da fila nacional, já que as informações são descentralizadas e só poderiam ser repassadas pelas secretarias de estado da saúde.

“Não sabemos e não conseguimos contar quantos pacientes morrem sem conseguir receber radioterapia”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia. “Existem alguns Estados do Brasil, como Sergipe, que só têm um aparelho. No Amapá e em Rondônia, não há nenhum. O caos é generalizado. Em São Paulo, o estado melhor servido em termos de tecnologias da medicina, são cerca de 15 mil pacientes na fila da radioterapia”, completa Araújo.

Giovanni Guido Cerri, professor titular da USP e diretor-geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) acrescenta o impacto do déficit também é psicológico no paciente. “A pessoa não tem acesso a um tratamento para uma doença grave. Quando a espera dura muitos meses precisa ser administrada, para que os casos mais graves sejam priorizados”, diz Cerri.

Os aparelhos de radioterapia são todos importados e, por ora, não existe tecnologia nacional para suprir a produção de equipamentos de ponta da medicina. “A taxa de importação de cada aparelho é de 47%. Segundo estudo da Associação Médica Brasileira cada sessão de quimioterapia custa R$ 70 reais, porém o Ministério da Saúde paga pelos serviços apenas R$ 17”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia. “Por mais que estamos falando de saúde, qual empresário terá interesse em investir em radioterapia, para ficar no vermelho?”, questiona.

Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério da Saúde afirmou que tem planos de rever o ressarcimento dos poucos serviços que oferecem tratamento radioterápico. Por email, informou que “há reajuste previsto para este ano, mas ainda não está definido o porcentual.”

Enquanto as contas da radioterapia não fecham, os pacientes se aglomeram na fila de espera para o serviço. Existe um plano traçado de ampliação, que depende da solicitação de cada Estado, chamado de Projeto Expande, desenvolvida pelo Inca.

Segundo informou o Instituto Nacional do Câncer, os hospitais entram em contato com o Inca, solicitam a ampliação e recebem visitas de técnicos para definir as adequações. Passam por esse processo atualmente, 11 novos serviços da radioterapia, sendo quatro em Minas Gerais, três no Rio Grande do Sul, dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um na Bahia.

São Paulo inaugurou semana passada um centro com nove aparelhos de radioterapia que em junho terá capacidade para fazer 90 mil sessões de radioterapia por ano.

“Isso significa que vamos absorver em média 8 mil pacientes. Ainda é pouco para resolver a situação de todo Estado de São Paulo. O impacto positivo é grande, mas a deficiência por radioterapia também é grande”, avalia Giovanni Cerri, diretor-geral do Icesp.

Fernanda Aranda, iG São Paulo | 26/03/2010

Mulher corajosa ou não?

Bom dia!


"Este é o segredo da alegria.
Não nos empenhar por longo tempo com nossos próprios meios; mas confiar a nós mesmos, despreocupada e simplesmente, ao projeto de Deus; na aquiescência de sua vontade e fazendo tudo por encontrar a nossa paz."

Evelyn Underhill

segunda-feira, 29 de março de 2010

Assim não dá!


O governador cassado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), permaneceu calado durante o depoimento na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, na tarde desta segunda-feira.

Pode?


Vitamina D...



Pesquisadores querem saber mais sobre o ela pode ajudar na saúde.

Vitamina D: remédio natural contra doenças.
Nos últimos três anos, os efeitos da vitamina D foram estudados de forma ampla – de parto a enfarte, todas as áreas encontraram alguma relação com o nutriente, conseguido por meio do banho de sol, leite e derivados, além do peixe. Câncer, osteoporose, “uma turbinada” no sistema imunológico (que protege o organismo), resfriado, menopausa, problemas no coração, doenças renais são apenas alguns dos últimos ensaios científicos publicados sobre ela.

As pesquisas ilustram reportagens de capa das principais publicações médicas, entre elas o British Medical Journal – a mais importante delas. Mas, atestar que pacientes dos mais variados tipos apresentam deficiência da vitamina D despertou uma outra dúvida nos cientistas. O que vem primeiro: a falta do nutriente ou a doença?

Um dos principais exemplos sobre o enigma ao estilo “quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?” é bem representado pela área neurológica. No último mês, três pesquisas foram publicadas na revista da Academia Americana de Neurologia mostrando que a falta de vitamina D está relacionada a um maior número de casos de deficiência cognitiva e demência em idosos. Entretanto, em nenhum dos estudos ficou claro se a deficiência do nutriente foi, de fato, o que desencadeou o problema de saúde ou uma consequência posterior.

“Descobrir a relação de causa efeito com a vitamina D é o próximo passo dos pesquisadores”, afirmou o neurologista do Instituto do Cérebro de Brasília, Ricardo Teixeira. “É isso que vai nos responder se podemos ‘receitar’ a vitamina em um aspecto preventivo da doença ou como parte de um tratamento, para aliviar sintomas”, completou.

O sucesso da vitamina D é tanto que os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos estão revisando suas normas. A expectativa é de que a entidade eleve a dose diária recomendada no nutriente. Hoje, quem toma três copos de leite, por exemplo, já atinge a quantidade ideal.

Mas, da mesma forma que a ciência descobre os benefícios das doses extras, o Colégio de Medicina do Hospital Albert Einstein de Nova York quer investigar se existe um “lado B” da vitamina. Com base em estudos internacionais que já revelaram que o excesso de vitamina E e B podem fazer mal a saúde, o médico Michal Melamed quer saber se o excesso da D também é prejudicial. Em entrevista ao New York Times, ele disse: “Não sabemos o que acontece quando a curva se volta ao lado oposto (excesso e não falta). Provavelmente existe um risco associado à presença excessiva de vitamina D”.

No Brasil, os médicos afirmam que a deficiência de vitamina D ainda é muito significativa para que haja preocupação com o excesso. Em todas as faixas etárias a falta do nutriente é constatada mas, em idosos, a média chega em três em cada dez, segundo estimativas do Instituto do Cérebro de Brasília.

“Nas mulheres, a deficiência de vitamina D é bem significativa, em qualquer idade, pela falta do estrógeno (hormônio)”, afirmou o cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, Daniel Magnoni. “Ainda não há preocupação de que o excesso de vitamina possa fazer mal. Muitas pessoas estão em déficit com o nutriente.”

Além da alimentação com leite, fígado, peixes e a opção por alimentos enriquecidos por ômega 3, a principal fonte de vitamina D é o banho de sol. A rotina, entretanto, deixa pouco espaço para este “remédio” natural.

Os médicos lembram que as pessoas acordam antes do amanhecer, trabalham o dia inteiro sem sair para almoçar, voltam para casa à noite, dormem e começam o ciclo mais uma vez. O ideal é que 15 minutos por dia de exposição à luz solar já ajude na absorção da vitamina D.

“Lembrando que as pesquisas já mostraram que o filtro solar protege contra
queimaduras e não impede os benefícios da radiação”, ressalta Magnoni.

Fernanda Aranda, iG São Paulo 17/03/2010

Foto premiada...


Guilhermo Junior, brasileiro vencedor do concurso mundial de fotografia amadora Sony World Photography Awards' Campaign Award. A competição tem como tema o futebol.

Fusae Nishida Uramoto, 80 anos...

"Cada pessoa escolhe ser feliz ou não ser.
Minha vida sou eu quem faço.
E tenho muitas coisas novas para começar."

Imigrante japonesa, surfista residente em Santos - SP.



Pra começar a semana...


(Cadê meu guarda-chuva?)

domingo, 28 de março de 2010

Domingo de Ramos!


Segunda leitura (Fl 2, 6-11)
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.
-Irmãos: Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, mas Ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua proclame: "Jesus Cristo é o Senhor!", para a glória de Deus Pai. Palavra do Senhor. Graças a Deus.

Grávida (e linda!) aos 45 anos...

Telephone...

Pois é, hoje é domingo e, talvez, você se empolgue com essas duas...