Para você

inspirar-se e valorizar a sua vida

37 anos. CA de Mama em 2008. A CURA está dentro de mim.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Juventude nas mãos...


Conheça técnicas para prevenir e combater o envelhecimento delas
Na busca por uma aparência mais jovem, grande parte das mulheres investe em um arsenal de cremes e tratamentos para o rosto. Enquanto isso, nem percebe que é traída pelas próprias mãos: superexpostas a fatores agressores, elas acabam denunciando a passagem do tempo por meio de manchas, rugas e flacidez.

Conhecendo os vilões
Um dos culpados pelo envelhecimento das mãos é difícil de driblar: o relógio. À medida que a idade avança, é natural que ocorra a redução de gordura abaixo da pele, deixando vasos sanguíneos e ossos mais aparentes.
“Sem falar que ela perde o viço e fica ainda mais fina, ressecada e opaca”, completa a cirurgiã plástica Valéria Leal, de São Paulo.
Já os outros fatores que maltratam essa parte do corpo podem – e devem – ser combatidos. O primeiro deles é o sol. “Muita gente não se lembra de passar protetor solar nas mãos e esquece que elas estão sempre expostas à radiação solar”, diz a dermatologista Isabel Martinez. Os raios ultravioletas aceleram o processo de envelhecimento celular, prejudicando as fibras de colágeno e a elastina, responsáveis pela firmeza e pela elasticidade da pele.
“Com isso, ocorre uma redução na espessura da derme, a camada mais profunda da pele e um aumento da flacidez local. A pigmentação também muda e aparecem as famosas manchas senis, chamadas melanoses”, descreve a dermatologista.
Produtos químicos, como os de limpeza, são os outros grandes responsáveis por causar danos à saúde da pele. De acordo com a médica, eles contêm substâncias irritantes que contribuem para o ressecamento das mãos. Se não pode evitar o contato com elas, uma ótima solução é usar luvas.

Cuidados e tratamentos
Depois de tanta bomba, a boa notícia: além de ser fácil retardar o envelhecimento precoce das mãos, é possível rejuvenescê-las com procedimentos supermodernos. Confira quem são os seus aliados.

Cremes
O principal é o filtro solar, que deve ser aplicado e reaplicado depois de lavar as mãos. O hidratante também é fundamental. “Pode-se usar cremes à base de ácido glicólico à noite, pois melhoram a textura e a qualidade da pele”, recomenda Isabel. Vale lembrar que eles devem ser indicados por um dermatologista.

Thaís Manarini, especial para o iG São Paulo 18/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário