Para você

inspirar-se e valorizar a sua vida

37 anos. CA de Mama em 2008. A CURA está dentro de mim.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mais uma boa notícia...



Pesquisas recentes sugerem que neurotransmissores induzem a migração de células cancerosas mediada por receptores beta-2 adrenérgicos. O tratamento com beta-bloqueadores pode proteger contra metástases melhorando os resultados clínicos no câncer de mama.

Estudo epidemiológico sobre tratamento com beta-bloqueador e sua associação com metástases e sobrevida do câncer de mama foi realizado em pacientes com tumores operáveis nas mamas (n=466). Secundariamente, os níveis proteicos de um dos receptores dos beta-bloqueadores (receptores beta-2 adrenérgicos) foram avaliados como um candidato a biomarcador dos resultados clínicos usando as técnicas de microarranjo de tecidos (n= 689 casos) e imunohistoquímica.
Noventa e dois de 466 pacientes recebendo antihipertensivos participaram do estudo. Quarenta e três destes 92 (46,7%) eram pacientes com câncer de mama que estavam recebendo beta-bloqueadores no momento do diagnóstico do tumor.
Eles mostraram redução significativa na formação de metástases (p=0,03) e na recorrência local do tumor (p=0,003). Além disso, houve aumento da sobrevida e 71% de redução no risco de mortalidade4 específica para câncer1 de mama.
As conclusões são animadoras, mas novos estudos, envolvendo maior número de pacientes, são necessários para validar os resultados da presente pesquisa.

Fonte:European Breast Cancer Conference

Nenhum comentário:

Postar um comentário