(...) Durante a ceia - quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo - sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. (...) Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: "Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem porque eu sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre , vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns dos outros." (...)
Evangelho de João 13, 1-15
Comentário:
O lava-pés é um sinal que aponta para uma realidade que se encontra além do fato visível (Pedro não entende, nem pode entender, e somente entenderá a partir da Páscoa). Esse ato é na mente de Pedro uma mera purificação.
O lava-pés simboliza toda a missão de Jesus: a entrega de sua vida; não somente um serviço prestado aos demais, mas o serviço supremo prestado aos homens pelo serviço de Deus por excelência. Se Jesus não tivesse prestado esse serviço, os homens não teriam parte com ele em sua própria filiação nem na herança prometida.
O Mestre explica sua atuação a partir da intenção de dar um exemplo que os seus devem imitar: alguns devem servir aos outros para imitar o exemplo de Jesus, que se tornou servidor de todos.
Diário Bíblico 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário