Para você

inspirar-se e valorizar a sua vida

37 anos. CA de Mama em 2008. A CURA está dentro de mim.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Mulheres mais jovens...






Entre as 2.573 pacientes atendidas nos quase três anos de funcionamento da instituição, 15% têm menos de 45 anos. A mais jovem tinha, na época em que recebeu o diagnóstico, apenas 19 anos.

O coordenador do Setor de Mastologia do Icesp, José Roberto Filassi, diz que esse levantamento será feito também para outros tipos de câncer. Mama foi o primeiro justamente porque a incidência está aumentando em mulheres em idade reprodutiva. “Alguns defendem que há um aumento real, causado por mudanças de costumes. Outros dizem que os casos estão apenas sendo diagnosticados mais cedo. Os dois fatores pesam”, afirma.

A grande preocupação é que a detecção da doença nas mulheres jovens é mais difícil. Primeiro porque elas não estão na idade em que exames são feitos rotineiramente e, mesmo quando a mamografia é realizada, a percepção do tumor é mais difícil. “A mulher jovem tem muito tecido glandular e pouca gordura. Isso dificulta a visualização dos sinais precoces do câncer”, explica Afonso Nazário, do Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Além disso, diz ele, o câncer de mama na mulher jovem costuma ser mais agressivo. Tem taxa de crescimento maior e mais risco de metástase. Mas, segundo Nazário, a incidência desse tipo de tumor cresce em todas as faixas etárias, não só em mulheres jovens. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Site Delas

Comentário: Todas as minhas mamografias - desde os 30 anos eu já as fazia - tiveram resultados "normais" ou sem alguma alteração. Meu nódulo tinha 6 mm e não foi detectado por elas, inclusive à época do diagnóstico. O ultrassom foi fundamental na identificação da lesão. Sempre aconselho todas as mulheres a fazerem os dois exames. No meu caso, foi vital a sua realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário