Para você

inspirar-se e valorizar a sua vida

37 anos. CA de Mama em 2008. A CURA está dentro de mim.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Balanços de fim de ano...


Neste momento do ano, todos contabilizamos o que foi feito de nosso tempo e de nossos recursos. Passamos a nos dar conta do que não conseguimos obter e daquilo que deixamos de viver. É muito comum sentir uma nostalgia e um leve sentimento de perdas por mais um ano que começa a findar.

Entram em jogo também muitos de nossos desejos, nestas contagens regressivas e emocionais. Alguns que não puderam ser realizados, outros que tiveram que ser deixados para um outro tempo. Talvez no próximo ano. A nossa vida pode ser entendida como uma sucessão de encontros e desencontros que nos permitem perceber o quanto podemos aprender também nestes momentos difíceis, e o quanto as situações de dor e tristeza nos ajudam no processo de crescimento.

O ideal seria não sofrer e não ter dor. Mas estas são condições que nos elevam e nos permitem uma maior compreensão do processo de vir a ser um homem e uma mulher com maturidade. Quando atravessamos desafios percebemos que a estrada é difícil, porém ela existe e nos leva a lugares muito importantes, às vezes belos demais. Como diz o poeta: "Caminhante, não há caminho: o caminho se faz ao caminhar". É preciso aceitar a passagem do tempo, com perdas, mudanças e um novo momento.

Momento único e mágico, de crescimento e transformação. Pode ser um novo espaço em nossas vidas que nos possibilite reconhecer que temos muito que aprender. Devemos também perceber as pessoas que estão ao nosso lado e que precisam verdadeiramente serem vistas por nós.

Por fim, que tal abrirmos um grande espaço para o perdão? Perdão que devemos conceder as pessoas que tanto amamos e que às vezes nos magoam, e que nem por isto deixam de nos amar. Perdoar a nós mesmos, que acabamos por nos infligir uma carga tão pesada que nem conseguimos carregar. Neste final do ano vamos sim abrir um espaço interno de amor, alegrias, transformação e criatividade.

Dorli Kamkhagi

Nenhum comentário:

Postar um comentário