Podem reparar: as plantas próximas do altar, do Santíssimo ou de qualquer outro lugar pertinho de Jesus e Nossa Senhora, sempre apresentam-se renovadas, verdinhas e fortes. Devemos ser como elas.
(...) Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: "Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição."
Lucas 3, 15-16.21-22
Durante a missa de hoje, confirmamos nosso batismo tornado-nos filhos de Deus e recebendo a vida eterna. O batismo é o símbolo da nossa identidade cristã. Os sacramentos são canais da graça do Pai. O melhor primeiro presente que eu recebi dos meus pais aqui na terra foi ter sido batizada. Sou muito feliz por isso, também. Dom em inglês significa "gift" e traduzindo, novamente, "presente". Um dom é um presente de Deus. Devemos achar o nosso. Cada um tem o seu. Pela graça do Espírito Santo recebida no batismo, somos abençoados com o nosso dom. O Espírito que em nós foi derramado no dia do nosso batismo nos arde e nos aquece, nos torna capazes de assumir todas as esperança humanas.
João Batista batiza Jesus. Não era necessário, mas Jesus se submete ao ritual para identificar-se com o povo. Pelo batismo, Jesus compartilha de nossa condição humana. Porém, ele sempre permanece plenamente o filho de Deus, capaz de realizar um batismo maior (batismo do Espírito Santo) do que o de João e de pregar a Boa-Nova do Reino, que vai além de qualquer mensagem religiosa anunciada antes dele. Maravilhoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário